Projeto Educativo

O Projeto Educativo do Colégio de Santa Clara tem como base as linhas orientadoras da identidade das escolas da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, os princípios e valores definidos pela Constituição da República, pela Lei de Bases do Sistema Educativo e pelos Estatutos do Ensino Particular e Cooperativo.

O Colégio de Santa Clara é uma Escola Católica Franciscana Hospitaleira.

Como Escola, é “para a pessoa e da pessoa”.

Como Católica, radica toda a sua missão e visão na mensagem de Jesus Cristo que ilumina o Ser e o Saber humano.

Como Escola Franciscana Hospitaleira, a sua pedagogia caracteriza-se pelo Amor, Acolhimento e Alegria e fundamenta-se no testemunho, pessoal e comunitário, de humildade, simplicidade, abertura e hospitalidade, vivido no espírito das Bem-aventuranças, conforme o Carisma da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, legado pelos seus Fundadores Padre Raimundo dos Anjos Beirão e Madre Maria Clara do Menino Jesus.

Estes mesmos valores, vividos pela Comunidade Religiosa que orienta a escola devem ser assimilados e vividos também por todos os membros da Comunidade Educativa.

A Fé cristã é assim a luz iluminadora do ser e fazer desta escola, onde todos: alunos, professores, pais e pessoal auxiliar, são chamados a uma participação ativa e responsável.

É, ainda, missão desta escola oferecer ao aluno, agente e protagonista da sua própria educação, todos os meios para o seu desenvolvimento integral, na sua tríplice relação com Deus, consigo mesmo e com os outros, respondendo aos desafios da sua vocação humana e cristã, identificando-se, progressivamente, com o Homem Novo, capaz de responder às exigências de uma nova cultura e de uma sociedade diferente, já em gestação.

Visão desta escola aponta para a construção de uma Comunidade Educativa que se demarque pela vivência de relações baseadas no diálogo, respeito, compreensão, ajuda e corresponsabilidade de, modo a que, a Comunidade Educativa se torne Escola e Espaço de Fraternidade, Solidariedade e Cidadania; Espaço e Fonte de bem-estar para todos os seus membros; Espaço de aprendizagens sólidas, alicerçadas na vida e orientadoras de uma vida empenhada, interveniente e transformadora das estruturas caducas ou infrutíferas da sociedade envolvente.

O processo pedagógico é dinâmico e visa ajudar o Aluno a realizar-se como pessoa na sua tríplice dimensão pessoalsocial e religiosa. Este processo assenta no desenvolvimento de todas as potencialidades do aluno: físicasintelectuaisafetivaséticas e transcendentais.